Páginas

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Os Gêneros Jornalísticos


Noticia é um relato de um acontecimento atual e verdadeiro, com objetividade, ou seja, tratada com o máximo de rigor, não admitindo que o jornalista dê a sua opinião ou faça comentários aos factos apresentados, pois os factos devem falar por si. A notícia tem que ser capaz de despertar o interesse aos seus leitores e também tem que ser breve, sucinto e conciso.
Quanto à estrutura a noticia é composta por 3 partes: o titulo, o lead e o corpo da notícia e segue a técnica da pirâmide invertida.
O título deve ser curto, preciso e adequado ao conteúdo do artigo e ainda pode ter antetítulo e subtítulo.
O lead resume a noticia ao mesmo tempo que deve dar o máximo de informação respondendo ás seis questões: Quem?; O quê?; Quando?; Onde?; Como?; Porque?
O corpo da notícia tem como função desenvolver os temas iniciados no lead.

Reportagem implica falar em ação, ou seja, o jornalista desloca-se ao local do acontecimento fim de ai recolher as informações necessárias que lhe permitam elaborar um texto ou narração do mesmo acontecimento. É mais pormenorizado e complexo que a noticia. O repórter relata os acontecimentos de forma objectiva, não os interpreta.
Quanto à estrutura a reportagem é constituída por título, abertura e corpo.
O título pode ser informativo ou sugestivo, também é aceitável a colocação de antetítulo e entretitulos para quebrar a monotonia.
A abertura tem a função despertar o interesse do leitor, apontado os pontos mais importantes do texto através de um clima atractivo e de expectativa.
O corpo vive sobretudo das questões Como? E Porque? O jornalista tem que explicar e descrever, informando e não esquecendo que as conclusões cabem sempre ao leitor e não ao repórter.

Entrevista pode ser considerada como um subgénero na medida em que funciona como um meio de recolha de informação para as noticias e reportagens. Funda-se na busca directa de informações fazendo-o em geral através da formulação de perguntas, ou seja, há um entrevistador e um entrevistado. A estrutura mais comum da notícia é, pois, a de pergunta - resposta.
O entrevistador deve levar o entrevistado a dar as respostas que ele considera ser as que o publico espera ouvir, também tem que conhecer bem o entrevista, elaborando uma lista das perguntas que irá fazer, utilizando uma linguagem coerente e de fácil compreensão, conduzir inteligentemente a conversa, sem interrupções e captar a confiança e simpatia do entrevistado.

Crónica é o género jornalístico que mais se aproxima do estilo literário clássico, pois permite uma maior liberdade de escrita. A crónica não tem que seguir regras fixas. Os seus relatos abordam episódios do quotidiano. O autor da crónica exprime-se de uma forma subjectiva mas tem que utilizar uma linguagem cuidada e utiliza a ironia e o humor com o intuito de provocar o leitor.

Artigo de opinião trata-se de género jornalístico na qual o autor não se debruça directamente sobre os factos; propõe um debate de ideias e dar o seu contributo para a formação do publico em diferentes áreas.

Comentário geralmente funciona como complemento de uma notícia ou reportagem, para que estas não contenham opinião. É graficamente identificável.

Extraido do site: www.exames.org

Nenhum comentário: